Carlo Acutis, o Beato que será Santo
- Suzana Sás
- 27 de mai. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de dez. de 2024

História de Carlo Acutis
Carlo Acutis nasceu no dia 03 de maio de 1991 (providencialmente a data em que se celebra as relíquias da Santa Cruz). Como seus pais viajavam a trabalho, sua terra natal foi a Inglaterra e foi batizado na Igreja Nossa Senhora das Dores, foi criado em Milão, na Itália.
De família católica, porém não praticante, considerada laica, Acutis teve a disposição de crescer na espiritualidade e desde criança demonstrava o interesse pelos assuntos da igreja. Sua mãe D. Antônia, afirma que Carlo perguntava muito sobre as verdades da fé, o que a fez se aprofundar nos ensinamentos da religião.
Seu carisma espiritual sem dúvida é a Eucaristia. Ele dizia: “a Eucaristia é minha autoestrada para o Céu“ e recebeu Jesus Eucarístico aos sete anos de idade, em 16 de junho de 1998 . Afirmava: “Quanto mais recebemos a Eucaristia, mais nos tornaremos parecidos com Jesus.” Ele teve a certeza de que realmente o Senhor está na sagrada comunhão com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Devoto da Virgem Maria, ia todos os dias à Santa Missa.
Além da fé católica, o garoto também tinha um interesse notável em ciência da computação e tecnologia. Para se ter ideia, ele usou suas habilidades para criar um site dedicado a catalogar milagres ocorridos ao redor do mundo. Foi devido a essa iniciativa que o jovem ficou conhecido como "padroeiro da internet" e "influencer de Deus". http://carloacutis.com/pt/association
Devido ao seu importante papel na evangelização através da internet, Acutis foi nomeado patrono da Jornada Mundial da Juventude.
Faleceu em 12 de outubro de 2006 — dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada pela Igreja Católica a padroeira do Brasil — em razão de uma leucemia. Antes disso, apesar da gravidade do diagnóstico, Acutis recebeu a notícia com serenidade.
Seu corpo foi preservado com roupas informais, e fica exposto na Igreja de Santa Maria Maior, em Assis, na Itália. O corpo não apresenta a decomposição típica dos anos e o adolescente está vestido de jeans e camiseta, e com um rosário nas mãos. Está muito completo, não intacto, mas completo. Todos os órgãos estão preservados. Já foi feito um trabalho de reconstrução no rosto com máscara de silicone.
O fato de não haver nenhuma confirmação oficial de que o seu corpo esteja incorrupto, não é relevante para corroborar a santidade de vida do beato Carlo Acutis, da qual abundam outros testemunhos. O assim chamado "Ciber-Apóstolo da Eucaristia" continua a ser um exemplo poderoso para todas as pessoas, especialmente para os adolescentes.
Carlo Acutis foi beatificado pelo Vaticano em outubro de 2020, após reconhecerem um milagre realizado por ele, em Campo Grande.
Após o falecimento de Carlo, o padre Marcelo Tenório, que atuava na Paróquia São Sebastião em Campo Grande, passou a realizar a missa anual em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, sempre exibindo uma peça de vestuário que se acreditava conter o sangue do jovem.
O Milagre
Durante uma dessas celebrações, em 2010, um avô desesperado com o diagnóstico do seu neto doente, levou a criança até a paróquia. O menino brasileiro que sofria de problemas digestivos e de uma rara anomalia no pâncreas foi salvo sem cirurgia, depois que sua família rezou para o adolescente. Segundo relatos da família, o menino foi curado após tocar na vestimenta de Acutis.
"O milagre foi reconhecido pela equipe médica e agora ocorrerá a beatificação. Em seguida, terá o processo de canonização, mas, outro milagre precisa ser reconhecido"...afirmou o padre em uma entrevista na época.
A liturgia da Igreja Católica Romana afirma que somente Deus realiza milagres, mas que os santos que se acredita estarem com Deus no céu, intercedem em nome das pessoas que oram a eles. Um milagre geralmente é a cura clinicamente inexplicável de uma pessoa.
O Papa Francisco, em audiência na manhã de 23 de maio de 2024, com o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, Card. Marcello Semeraro, reconheceu um segundo milagre atribuído a intercessão do adolescente italiano, abrindo caminho para que se torne o primeiro santo da geração Millennial e convocou um Consistório para marcar a data da sua canonização. Segundo a Igreja, Acutis intercedeu para a cura de um estudante universitário em Florença que apresentava sangramento no cérebro após sofrer um traumatismo craniano.
Alguns segredos de Santidade do nosso beato amigo:
É necessário desejar a santidade com o todo o coração e, se não desejamos ainda, temos que pedir esse desejo com insistência a Deus;
Tentar ir à Santa Missa todos os dias e receber a comunhão;
Lembrar de rezar o terço diariamente;
Ler a passagem da Bíblia todos os dias;
Fazer alguns momentos de adoração diante do sacrário, onde Jesus esta realmente presente;
Tentar confessar sempre todas as semanas, mesmo os pecados veniais (esta se interliga com uma de suas frases “um balão para subir bem alto necessita despojar-se de tudo que pesa; pois assim faz a alma, para elevar-se ao céu, necessita tirar pequenos pesos que são os pecados veniais”;
Fazer propósitos frequentes e oferecer flores a Jesus e Nossa Senhora. Entre os propósitos, ter especialmente presente o de ajudar os outros;
Pedir continuamente ao anjo da guarda para ajudar: ele deve ser o nosso melhor amigo .
Pontos curiosos da relação de Acutis com o Brasil:
A data de sua morte no dia da Padroeira (como já citamos);
O Milagre para sua beatificação ocorreu no Brasil;
O pároco da igreja que o adolescente frequentava era brasileiro e tinha o nome de Carlos;
Seu corpo atualmente, é cuidado por irmãs capuchinhas brasileiras.
Uma relíquia do beato Carlo Acutis, conhecido como "padroeiro da internet", chegou a Pernambuco, na noite de 21 de maio de 2024 e ficará exposta na Paróquia São João Paulo II, sede da Comunidade Obra de Maria, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. A relíquia, que é de primeiro grau e veio da Itália, são fios de cabelo do jovem, que serão colocados no altar do local.
Fontes: comshalom.
UOL
CNN
Canção Nova
O Tempo
G1