Dia de todos os Santos - 1 de Novembro -
- Suzana Sás
- 1 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2024

O Dia de Todos os Santos é celebrado anualmente em 1º de novembro e não é feriado no Brasil. O Papa Gregório IV, em 835 d.c., decidiu dedicar esta data à celebração e homenagem de todos os santos e mártires das igrejas cristãs, garantindo que aqueles que não têm uma data própria de festejo não sejam esquecidos.
A celebração é reconhecida por várias denominações cristãs, como católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos em todo ocidente, enquanto nas igrejas do oriente, a comemoração acontece no primeiro domingo após o Pentecostes.
Um santo é alguém que as pessoas acreditam ter proximidade especial com Deus. Alguns santos são profetas, ou seja, mensageiros de Deus. Outros exercem poderes de cura, fazem boas ações ou são mártires, isto é, pessoas que são mortas por pertencer a uma religião.
No Brasil, diversos santos católicos têm um grande número de devotos.
Esta comemoração leva todos os fiéis a se lembrarem de que são chamados à santidade, mesmo que, e principalmente, levem uma vida oculta e desconhecida. O que importa é viver a santidade, pois assim, o mundo será melhor.
A festa de Todos os Santos nos trás também uma outra convicção não menos importante: o fato de que vivemos a Comunhão dos Santos. Isto quer dizer que os fiéis que ainda estão neste mundo, recebem a intercessão de Todos os Santos que estão no céu.
Para ser beatificado, é necessário atestar a existência de um milagre conseguido de Deus, pela intercessão do santo.
Para a canonização, deve ser reconhecido um segundo milagre após a beatificação. No caso daqueles que morreram em nome da fé, não há a necessidade de comprovação para virar santo.
Os 10 principais Santos Católicos
Nossa Senhora Aparecida
Santa Maria
Santa Helena
Santo Antônio
São Jorge
Nossa Senhora de Fátima
Santo Expedito
São Francisco de Assis
São Judas Tadeu
São Cosme e Damião
Oração a Todos os Santos
Ó, Deus, Onipotente e Eterno, que pela força do teu Espírito Santo santificastes a vida de tantos fiéis que vos serviram ao longo de todos os tempos e em todos os lugares, testemunhando a vossa grandeza, amor e bondade, fazei que, pela poderosa intercessão de Todos os Santos, que vós bem conheceis, cheguemos nós também à graça da vida eterna junto de vós, na companhia de Vosso Santíssimo Filho Jesus Cristo, Nossa Senhora e Todos os Santos e Santas. Todos os Santos de Deus, rogai por nós. Amém.