O que é Renovação Carismática Católica
- Suzana Sás
- 19 de nov de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de nov de 2024

A Renovação Carismática Católica (também chamada RCC) é um movimento surgido na Igreja Católica dos Estados Unidos, em meados da década de 1960, com a intenção de incorporar ao Catolicismo alguns elementos oriundos do Pentecostalismo Protestante (orações em línguas, liturgias animadas, ”encontros pessoais” com Cristo, etc).
Segundo o Dicionário Pastoral, a RCC traz de volta as experiências de orações espontâneas da Igreja primitiva, as comunidades dos "Atos dos Apóstolos".
Em termos de doutrina a RCC afirma seguir a Bíblia, o Catecismo da Igreja Católica e todas as demais diretrizes da Igreja Católica, entre elas os dogmas já fixados no catolicismo romano.
A RCC considera como bem maior para a vida do ser humano a Eucaristia, que é o Sacramento no qual está a presença real de Jesus Cristo. Na Santa Missa está a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Há no movimento também uma forte devoção a Santíssima Virgem Maria, de quem se busca a intercessão junto a Jesus e também como modelo de entrega, esperança e confiança no Deus Criador.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em seu documento de número 53, oferece recomendações disciplinando certas práticas místicas no contexto da RCC. Por exemplo, que se evite a prática do "Repouso no Espírito" (na qual as pessoas parecem desmaiar durante os momentos de oração, mas permanecem conscientes do que ocorre em sua volta). E preocupações exageradas com o demônio:
63 - Orar e falar em línguas: O destinatário da oração em línguas é o próprio Deus, por ser uma atitude da pessoa absorvida em conversa particular com Deus. E o destinatário do falar em línguas é a comunidade. Como é difícil discernir, na prática, entre inspiração do Espírito Santo e os apelos do animador do grupo reunido, não se incentive a chamada oração em línguas e nunca se fale em línguas sem que haja intérprete.
65 - Em Assembleias, grupos de oração, retiros e outras reuniões evite-se a prática do assim chamado "repouso no Espírito". Essa prática exige maior aprofundamento, estudo e discernimento. (...)
68 - Procure-se, ainda, formar adequadamente as lideranças e os membros da RCC para superar uma preocupação exagerada com o demônio, que cria ou reforça uma mentalidade fetichista, infelizmente presente em muitos ambientes.
O documento também menciona aspectos positivos do movimento.
No Brasil, a Renovação Carismática Católica teve origem na cidade de Campinas, SP, através dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty.
Em 1978, iniciou-se o movimento da Comunidade Canção Nova sob a liderança do então sacerdote religioso salesiano Pe. Jonas Abib, na cidade de Cachoeira Paulista - SP.
Atualmente, a RCC encontra-se presente em todos os estados brasileiro, incluindo o Distrito Federal, com 285 coordenações (arqui)diocesanas organizadas e cadastradas junto ao chamado "Escritório Nacional'.
O termo "carismático" foi cunhado por Harald Bredesen, um ministro luterano, em 1962, para descrever o que estava acontecendo naquele momento nas igrejas de linha antiga. Ele disse: "Nós preferimos o título de 'renovação carismática nas igrejas históricas."
A principal célula de evangelização da Renovação Carismática Católica é o Grupo de Oração, que é composto pelos Ministérios (antigas Secretarias):
Ministério de Música e Artes
Ministério de Comunicação Socia
Ministério para as Crianças
Ministério de Oração por Cura e Libertação
Ministério para as Famílias
Ministério Fé e Política
Ministério de Formação
Ministério de Intercessão
Ministério Jovem
Ministério de Pregação
Ministério de Promoção Humana
Ministério para as Religiosas e Consagradas
Ministério Cristo Sacerdote
Ministério para os Seminaristas
Ministério Universidades Renovadas
Sobre a RCC o Papa Francisco diz que “É uma corrente de graças, um sopro renovado do Espírito a todos os membros da Igreja, leigos, religiosos, sacerdotes e bispos. É um desafio para todos nós. "Ninguém faz parte da Renovação, mas ela faz parte de nós, com o pacto de que aceitemos a graça que nos oferece."
Existem atualmente mais de 100 milhões de membros espalhados pelo mundo (comumente denominados Católicos Carismáticos).
Fonte: Wikipédia - Domínio Público