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O Santo Sudário

  • Foto do escritor: Suzana Sás
    Suzana Sás
  • 28 de mar. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 11 de dez. de 2024


Imagem com o  Sudário de Turim
Santo Sudário. Foto: Guia de Milão

Ao longo dos séculos, a peça de linho que teria envolvido Jesus após a crucificação (e recebido uma impressão de seu corpo) é tema de muita discussão.


Um novo estudo diz ter identificado indícios no pano de que Cristo teria morrido com um ombro gravemente deslocado. Pesquisa publicada em 2022, no jornal Catholic Medical Quarterly sugere que a lesão ocorreu supostamente enquanto Cristo carregava sua pesada cruz. O autor da pesquisa é Patrick Pullicino — um neurologista que se tornou padre — e analisou dados de estudos anteriores realizados por especialistas forenses e médicos que tiveram acesso às imagens do Santo Sudário.


Com 4,4 metros de comprimento, a mortalha de linho apresenta uma imagem enfraquecida de um homem barbudo cujos olhos estão fechados. O indivíduo parece ter sofrido ferimentos por todo o corpo e o pano contém manchas que podem ter vindo de sangue. Pullicino acredita que o sujeito sofreu uma luxação do ombro que foi fatal.


O resultado foi o colapso do sistema circulatório, ocasionando a morte. Se a teoria estiver correta, cerca de três litros de sangue encheram a cavidade entre a caixa torácica e o pulmão. Isso explicaria, segundo Pullicino, porque Cristo jorrou “sangue e água” depois de ser perfurado por um soldado romano com uma lança logo após a crucificação.


1) PANO DAS ANTIGAS

O Sudário, peça rústica de puro linho, foi confeccionada em tear manual, com técnicas de fiação utilizadas no Oriente Médio na época de Jesus. Vestígios de fibras de um tipo de algodão local, o Gossypium herbaceum, também contradizem a ideia de que o lençol teria sido fabricado entre os séculos 13 e 14 – já que, segundo John Tyrer, pesquisador do Instituto Têxtil de Manchester, essa espécie não era cultivada na Europa durante a Idade Média


2) FLOR NATIVA

Outro elemento que sustenta a autenticidade do lençol mortuário é o pólen encontrado no tecido. Em 1999, o botânico Avinoam Danin confirmou que o Sudário continha vestígios (do século 8) de plantas que só existiam em Jerusalém. É o caso da espécie Gundelia tournefortii, que teria sido utilizada na confecção da coroa de espinhos


Imagem do rosto de Cristo no Santo Sudário.
Rosto estampado. Foto: Canção Nova Notícias

3) ROSTO ESTAMPADO

Uma possível explicação para a formação da imagem é a reação de Maillard, na qual os gases libertados pelo cadáver reagem com a fina camada de celulose das fibras de tecido. Para as marcas não serem cobertas por outras manchas, seria preciso que o corpo fosse retirado da mortalha antes de começar a se decompor – hipótese que se sustentaria com a ressurreição, relatada na Bíblia.

Recriação do rosto de Cristo foi feita por inteligência artificial num momento em que nova medição científica remonta a mortalha a dois mil anos .
Recriação feita por IA, do rosto de Cristo. Fonte imagem: Veja

4) SEM FALSIFICAÇÃO

No século 14, para abafar as discussões, o papa Clemente VII declarou que as manchas não passavam de uma pintura que representava o verdadeiro Sudário de Cristo. Mas pesquisas não detectaram vestígios de tinta e sim de sangue, do tipo AB – considerado raro entre os europeus e comum entre os judeus do Oriente Médio. Além disso, as marcas estão apenas numa camada superficial do tecido, o que técnica nenhuma de pintura medieval seria capaz de reproduzir


5) ANATOMIA EM CRUZ

O primeiro registro histórico data de 1354, quando o Sudário foi entregue a uma igreja na cidade francesa de Lirey pelo conde Geoffroy de Charnay. O tecido foi fotografado pela primeira vez em 1898, por Secondo Pia – foi a partir da foto que se descobriu a imagem do “corpo de Cristo”. Desde 1973, quando o Vaticano liberou a peça para análises científicas, alguns estudos mostraram que as marcas (frontal e dorsal) são compatíveis com as de um homem crucificado (veja abaixo). Imagens 3D feitas por pesquisadores dos EUA em 1978, revelaram detalhes que nenhum falsificador do século 13 teria como produzir


6) DATA POLÊMICA

Em 1988, o Sudário foi submetido a um teste com carbono 14 – um método para descobrir a data em que o material foi produzido. O resultado indicou entre 1260 e 1390, tornando impossível o uso do mesmo por Jesus. Mas novas pesquisas sugerem que resíduos de um incêndio em 1532 podem ter “contaminado” a peça. Resíduos bacterianos também são apontados II_ como causadores de possíveis falhas na datação


7) TRADIÇÃO JUDAICA

Em 2009, arqueólogos da Universidade Hebraica descobriram, no cemitério de Haceldama (em Jerusalém), uma tumba do século 1 com fragmentos de mantos usados para cobrir mortos da cabeça aos pés, como o Sudário. A descoberta apoia a tese, até então sem suporte arqueológico, de que isso fosse um costume judaico da época


I) Cabeça perfurada – A coroa de espinhos não seria uma tiara, como é comumente retratada, mas uma espécie de capacete que cobria toda a cabeça. Os espinhos mediam 5 cm e causaram 72 perfurações


II) Traços faciais – O rosto, a barba e os cabelos que aparecem estampados no lençol apresentam características de um grupo racial semita – o que apoiaria a ideia de que Jesus era judeu


III) Penteado tradicional – O historiador inglês Ian Wilson percebeu nas imagens que o morto usava uma espécie de trança meio desmanchada nas costas. Na época de Jesus, era comum os judeus trançarem cabelos atrás do pescoço


IV) Marcas de pregos – No pulso e não nas mãos – como se acreditava na época medieval. Com isso, os nervos medianos são rompidos, provocando a retração dos polegares para dentro das mãos


V) Machucados – Ferimentos nos ombros e nas costas indicam que o morto carregou uma barra horizontal e sofreu quedas no percurso, já que apresenta contusões graves no joelho e no nariz.


O tecido original está localizado em Turim, na Itália.


Apesar de toda a conformidade existente entre o Sudário de Turim e a morte de Jesus Cristo, não há o endosso da Igreja sobre a sua veracidade. Em 2013, o Papa Francisco referiu-se a ele como um “ícone de um homem flagelado e crucificado”

Catedral de Salamanca exibe representação hiper-realista de Jesus Cristo em exposição "O Homem Misterioso"
“Ícone de um homem flagelado e crucificado”. Foto: Catedral de Salamanca / Divulgação

Fonte: Super Interessante

Revista Galileu

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