top of page

Por que acender velas na Igreja?

  • Foto do escritor: Suzana Sás
    Suzana Sás
  • 19 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de nov. de 2024


Velas acesas.
Foto: Pixabay

Velas na Igreja, luz de Jesus

Por que acendemos uma vela a um santo, a Nossa Senhora ou a Jesus? A chama acesa é o sinal de uma presença real, de quem passou ali antes de nós e acendeu aquela vela, para acompanhar o gesto com uma oração. É um sinal altamente simbólico: a oração elevada ao céu certamente não terminará quando a chama se apagar. Por meio da vela pode-se expressar a devoção espiritual, uma oferta dirigida a Deus; No Antigo Testamento, frequentemente lemos sobre sacrifícios de animais ou vegetais em altares que são acompanhados por uma fogueira acesa. Existe uma ligação estreita entre o fogo e a religiosidade.


Na igreja também existem diferentes momentos em que as velas são acesas: durante o rito do batismo, por exemplo, são o padrinho e a madrinha que vão ao celeiro pascal para acender uma candeia que naquele momento é um símbolo da luz de Cristo. O mesmo significado também se aplica à presença de velas na igreja, no altar ou perto do tabernáculo.

Particularmente sugestiva é a liturgia da luz durante a vigília pascal. Na verdade, no início da celebração, acende-se uma fogueira do lado de fora da igreja, enquanto tudo está escuro por dentro. Após a bênção do fogo, o padre acende a vela e entra na igreja. A luz é fraca, mas a escuridão vence como a vida vence a morte; dessa vela, os fiéis acenderão muitas velas menores que iluminarão a igreja. Uma atmosfera evocativa que dá uma amostra da alegria pascal da ressurreição


Acendemos velas na igreja, para os nossos entes queridos no cemitério, em casa para embelezar e criar um ambiente especial como um jantar à luz de velas. É o fogo, o antigo fogo irmão que iluminou a noite, "belo, lúdico, robusto e forte", como dizia São Francisco, sinal de calor, esperança e eternidade. Por meio de velas acesas na igreja, elevamos nosso desejo de infinito.


Fonte: La Bibbia Giovane

Quem sou

bottom of page