top of page

Quem e o que são os Arcanjos

  • Foto do escritor: Suzana Sás
    Suzana Sás
  • 6 de jun. de 2024
  • 6 min de leitura

Atualizado: 11 de dez. de 2024


Ilustração dos três Arcanjos - Miguel, Rafael e Gabriel.
Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. Fonte: Imagens Google.

A existência de Anjos é uma verdade de fé. A sua presença na Bíblia é o testemunho mais incontroverso. São seres incorpóreos, espirituais e perfeitos criados por Deus no início dos tempos, com o objetivo de torná-los Seus servos e mensageiros. Contemplam desde sempre e para sempre a face de Deus, prontos a acorrer a todos os Seus mandamentos, ouvintes atentos e executores da Sua palavra.

São, portanto, espíritos que existem para Ele e n’Ele, e que, no entanto, também estão próximos do Homem, transmissores fiéis da vontade do Altíssimo às Suas criaturas.

Os anjos, portanto, vivem na contemplação de Deus e agem como mensageiros.


A hierarquia celeste

Na teologia católica, a hierarquia celestial é composta por nove coros angelicais divididos em três hierarquias distintas. Essas hierarquias representam a ordem e a função dos anjos no plano divino. Nesse sentido, a primeira hierarquia é a mais próxima de Deus e se concentra na adoração e na glorificação divina. Os coros nesta hierarquia incluem os Serafins, os Querubins e os Tronos.

Em seguida, Dominações, Potestades e Virtudes são os coros que fazem parte da segunda hierarquia. Sua função consiste em dirigir os planos da eterna sabedoria divina, bem como transmiti-los aos anjos da terceira hierarquia, que têm a responsabilidade de vigiar a humanidade.

Por fim, a terceira hierarquia é a mais próxima da humanidade e compreende os Principados, os Arcanjos e os Anjos. Ainda que os Arcanjos se encontrem nesta categoria — por desempenharem missões de maior importância junto aos homens —, eles são profundos conhecedores dos mistérios divinos e, portanto, muito próximos de Deus.


E os Arcanjos?

Desde a Antiguidade, considera-se o fato de que as legiões angelicais são organizadas numa espécie de Corte Celestial, em que os anjos têm diferentes graus e dignidades. Os três arcanjos ocupam as mais altas esferas dessa hierarquia angélica. Também, eles têm tarefas semelhantes às dos anjos comuns, mas os seus deveres são ainda maiores e mais importantes. Sua é a tarefa de contemplar Deus, dia e noite, para glorificá-lo incessantemente, preservando e protegendo o Seu mistério. Os seus próprios nomes sugerem o seu papel e a sua própria natureza: todos terminam com “El”, que significa “Deus”.

A Sagrada Escritura atribui a cada Arcanjo uma missão particular.


São Miguel

São Miguel aparece nas Sagradas Escrituras, em particular no Livro de Daniel, na Carta do Apóstolo São Judas Tadeu e no Apocalipse.

O seu nome deriva do hebraico Mi-ka-El, que significa “Quem como Deus?”

A iconografia popular representa-o como um guerreiro de armadura empunhando uma espada ou disposto a trespassar um dragão, com uma lança, que simboliza o Diabo. Na verdade, esse é o papel desempenhado por Miguel, o do lutador que combate contra os anjos rebeldes liderados por Lúcifer. Foi ele quem liderou as hostes celestiais na guerra que levou à expulsão dos anjos rebeldes do Paraíso, e desde então continuou a erguer-se como defensor de Deus contra o Maligno e os seus enganos.

O cenário desta nova batalha não é mais o céu, proibido a Satanás, mas as almas de nós próprios, homens, constantemente na mira da manipulação do Mal, instigadas a todo momento para se rebelarem contra Deus. O Diabo tenta convencer os homens de que Deus é um tirano, que limita a sua liberdade e a sua plena realização na criação. O Arcanjo Miguel é o enviado do céu para proteger os homens e guiá-los, ensiná-los a distinguir o bem do mal, a verdade da falsidade.

No Apocalipse, que ele mesmo revelou a João, é descrito como um ser majestoso investido da tarefa de examinar as almas destinadas ao Juízo Final.

Juiz de almas, portanto, protetor e defensor da Igreja e do povo de Deus.


São Gabriel

O seu nome deriva do hebraico e significa “Poder de Deus” ou “Emissário de Deus”.

Na tradição bíblica era considerado um dos anjos mais próximos do trono de Deus, ao ponto de ser chamado de “a mão esquerda de Deus”.

Na Bíblia, também é apresentado como um anjo da morte, enquanto para os muçulmanos é um dos principais mensageiros de Deus e o anjo que revelou o Alcorão a Maomé.

Na tradição cristã, Gabriel é especialmente lembrado como um mensageiro.

Revelou a Zacarias o futuro nascimento de João Batista, apareceu num sonho a José para o fazer desistir de repudiar Maria, porque a sua gravidez era obra do Espírito Santo e, naturalmente, foi quem anunciou à própria Maria a sua milagrosa concepção e o nascimento de Jesus. Neste caso, mais do que em qualquer outro, consagra como sendo o "Mensageiro de Deus".

Foi Gabriel quem apareceu a Maria e lhe disse que Deus a escolhera como mãe para o seu único Filho. Nenhuma imposição, nenhuma obrigação. Apenas um pedido, dirigido por um dos mais poderosos anjos a uma simples e humilde mulher. O papel de Gabriel é, portanto, fundamental. Ele traz a mensagem de Deus aos homens, tornando-a compreensível para eles, ajudando-os a ouvir com um coração puro e a aceitar a vontade do Todo-Poderoso.

Algumas interpretações vêm nele o anjo que sopra a corneta anunciando o dia do Juízo Final, de acordo com o livro do Apocalipse.

Gabriel é considerado o protetor daqueles que trabalham em comunicações, carteiros, embaixadores, jornalistas e mensageiros.

A iconografia cristã descreve-o como um jovem alado, que muitas vezes traz um lírio nas mãos, símbolo da Anunciação a Maria.


São Rafael

Rafael é o arcanjo cuja missão é trazer a cura. De fato, o seu nome deriva do hebraico e significa “Medicina de Deus”.

Na Bíblia, está entre os anjos mais próximos do trono de Deus, que o escolhe como um guia para Tobias na sua jornada, para recolher o crédito deixado por seu pai. Durante a viagem, Rafael, em forma humana, encontra uma noiva adequada para Tobias e recupera a visão do pai do menino.

Rafael é considerado o patrono do amor conjugal, dos jovens, dos casais de noivos, de cônjuges, farmacêuticos, educadores, viajantes, refugiados. Embora não mencionado no Alcorão, para os muçulmanos é o anjo encarregado de tocar a corneta que sinalizará o início do Dia do Juízo (de acordo com outras tradições, esta tarefa seria de Gabriel).

Muitas vezes, é representado com um frasco contendo medicamentos e peixes.

O seu papel como curador, de “Remédio de Deus” deve sempre ser interpretado como vontade de curar a alma, para aliviá-la dos seus sofrimentos e torná-la bem disposta a receber a Deus. Devolvendo a visão ao pai de Tobias, Rafael abre os seus olhos para a verdade do Todo-Poderoso, assim como, expulsando demônios que perseguem a rapariga que lhe estava prometida, torna o seu casamento e o seu amor possíveis. Duas curas simbólicas e significativas.

O poder do Arcanjo Rafael cura a cegueira, como a fé e o amor que todos os dias os sacerdotes nos mostram e nos comunicam, abrem os nossos olhos para Deus. Igualmente, a intervenção divina, através do seu emissário, dissipa as nuvens entre homem e mulher, torna-os puros e adequados para se unirem, em nome do amor abençoado por Deus e pela Igreja.

Através de São Rafael, o poder curativo e purificador do amor de Deus desce sobre nós, tornando-nos mais dignos, mais próximos de Deus.


A Igreja Católica celebra a festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael em 29 de setembro, conhecida como a “Festa dos Santos Arcanjos”. Neste dia, os fiéis honram esses mensageiros celestiais, reconhecendo sua importância na história da salvação e pedindo sua intercessão.


Fonte: Holyart

Biblioteca Católica


Novena aos Arcanjos

Arcanjo Gabriel portador das boas-novas, das mudanças, da sabedoria e da inteligência;Arcanjo da Anunciação trazei a Palavra de Deus e que Ela permaneça em meu pensar e agir.Fazei com que eu também seja um mensageiro dos preceitos do Senhor por palavras de bondade e solidariedade.Arcanjo da Anunciação, vinde em meu auxílio.


Arcanjo Rafael guardião da saúde e da cura, peço que os raios curativos desçam sobre mim, dando-me saúde e cura dos males do corpo e da alma.Guardai meu corpo e minha mente livrando-me de todas as doenças.Que Vosso raio curativo esteja em meu lar, sobre meus filhos e familiares e no trabalho que executo, com as pessoas com quem convivo diariamente.Arcanjo Rafael transformai a minha alma e o meu ser para que eu possa sempre refletir a Vossa Luz.Arcanjo Rafael, curai nossas enfermidades.


Arcanjo Miguel príncipe guardião e guerreiro, defendei-me com Vossa espada e protegei-me com Vosso escudo. Não permita que o mal me atinja.Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes e contra quaisquer atos de violência.Livrai-me de pessoas negativas e invejosas.Levante o Vosso escudo de proteção em meu lar e sobre minha família, parentes e amigos.Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens.Arcanjo Miguel, trazei a paz e a libertação.Arcanjo Miguel, defendei-me no combate.

Arcanjos de Deus, venham em meu auxílio.

Arcanjos do Senhor, venham em meu socorro.

Quem sou

bottom of page